Quer receber conteúdo exclusivo GRÁTIS?

Passo a passo na produção de Vitrines

A produção de uma Vitrine, apesar de parecer, não é algo tão simples e fácil de se fazer. Quanto mais elaborada a Vitrine, mais planejamento exige. No entanto, nem sempre uma Vitrine extremamene complexa significa melhores vendas, muitas são as vezes em que a criatividade e o conhecimento a fundo do público-alvo é que são os grandes diferenciais e determinam o sucesso de uma Vitrine.

Abaixo, um passo a passo essencial de como planejar e montar uma Vitrine:

#1. Público-alvo: Antes de pensar qualquer elemento da vitrine ou ideia, deve-ser ter claro as respostas para as seguintes questões: Para quem a vitrine será dirigida? Que público desejo atingir? Quais os hábitos de consumo desse público? Como vou encantá-los? E muitas outras questões que você pode se fazer para entender e ter claro em mente quem é seu público.

Quanto mais você souber a cerca do público que deseja atingir, mais chances você terá de atingí-lo, de impactá-lo e de vender para ele.

Vitrine Levi's

Vitrine Lanvin

Vitrine Chanel

Percebeu?

Vamos para o segundo passo:

#2. O investimento: Após ter claro quem é o público-alvo, deve-se definir qual a verba que será investida no projeto. Nesse cálculo, é importante incluir todos os gastos que você possa vir a ter. Desde um alfinete ao pagamento de um profissional, para o caso de lojas, e desde seu tempo e deslocamento até o valor disponibilizado pelo contratante, para o caso dos vitrinistas.

Vale lembrar que nem sempre grandes investimentos representam boas idéias. As vezes, vitrinas criativas são criadas com materiais de baixo custo - os profissionais que conseguem fazer grandes vitrines que vendem com pouco investimento são os preferidos pelo mercado. Nem é necessário ressaltar o porquê, não é?

Vitrine Zara

#3. Defina seu objetivo: esse é um passo muito importante para que se dirija toda a criação para a ocasião e público correto. É um vitrine promocional? O que você quer promover? Uma nova coleção, o conceito da loja, uma oferta de uma determinada linha de produtos? Ou você quer causar impacto visual? Alcançar um determinado público? Tenha claro seu objetivo.

Vitrine de Liquidação

Vitrine Conceitual

#4. Tema: Estude o tema que você escolher! É a partir do tema que você vai retirar cartela de cores da sua vitrine, formas e imagens que serão essenciais na construção da Vitrine. Por exemplo, o tema "romance" sugere cores claras, com destaque para o cor-de-rosa e materiais fluidos ou naturais. Já o tema "guerra" nos remete a tons como verde, preto, cinza e vermelho, com referências às texturas ásperas ou sujas, destruídas e rasgadas.

Lembrando que, sempre se pode - ou deve - ousar, sabendo que para isso é necessário um conhecimento ainda maior a cerca do tema a ser trabalhado.

Para não errar na escolha de cores ou materiais, é muito importante conhecer o tema sobre o qual se trabalha. Consulte livros e sites onde você possa estudar sua escolha e ver muitas imagens. Faça dessas imagens suas referências de onde se vai extrair todos os elementos da sua vitrine.

Vitrine Alice no país das maravilhas

Vitrine Material Girl - Coleção da Madonna para a Macy's

#5. Faça um esboço de sua vitrina. O desenho não precisa ser técnico, muito menos uma obra de arte. Basta ser compreensível para quem vai montar a vitrina, ou para quem você vai explicar ou vender o projeto.

Uma boa idéia é medir o espaço da vitrina da loja e criar um gabarito. A partir de cópias desse gabarito pode-se experimentar as mais variadas idéias e selecionar o resultado mais interessante.

#6. Lista de materiais: Tenha uma lista de materiais contendo tudo que vai precisar para executar o seu projeto. Essa lista vai auxili-lo na hora da compra, reduzindo os custos em itens desnecessários. Para não esquecer onde comprar cada elemento e a qualidade que se precisa, é bom fazer um arquivo com cartões dos fornecedores. Isso agiliza o trabalho e garante a qualidade do resultado final da vitrina.

Esses são os passos essenciais na montagem da vitrine, lembrando que, um elemento fundamental e que vai depender de cada um, chama-se Criatividade. Ouse! Você vai perceber como sair do senso comum e ousar pode fortalecer a imagem da empresa como um todo, e consequentemente, gerar muito mais vendas. Boa sorte!

#dicasdevitrine #vitrine #vitrinismo #passoapasso #produçãodevitrine #montagemdevitrine

Você poderá gostar também de:

Gostou do post? Dê sua opinião!

  • email-icon-vector-27630.png
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Instagram Basic Black
Últimos Posts
visual merchandising
Tags
Nenhum tag.
sem 1 de 2019 - cursos visual merchandis
Leitura Interessante
  • Ícone de App de Facebook
  • Ícone do App Instagram
  • Google+ clássico

VM na prática

Florianópolis - SC

CNPJ 24.256.093/0001-88

© 2019. Todos os direitos reservados.