Quer receber conteúdo exclusivo GRÁTIS?

Pensar fora da caixa é preciso

Pensar fora da caixa não é algo fácil nem se consegue de um dia pro outro. Requer treinamento e principalmente, desejo de ser - e fazer - diferente.

Mais do que um clichê, pensar fora da caixa é atitude, é um modo de ser e agir. É detectar um problema, mas não vê-lo como um problema, e sim, como possibilidades. É resolver problemas. Na moda como em outros vários outros campos de trabalho, pensar fora da caixa é um desafio quase que diário . Há muitas pessoas criativas. A novas idéias surgindo minuto a minuto. A impressão que se tem é que não há espaço para novas idéias. Tudo já está sendo feito. Mas na verdade, se observarmos mais a fundo nao é bem assim.

O varejo de moda principalmente é um campo que se repete. E há um público imenso aguardando que uma boa ideia surja para copiá-la, ao invés de estar gerando suas próprias ideias. Tudo é muito previsível. Pensar diferente e inovar parece quase que uma missão impossível, mas não é.

Sair fora do senso comum - pensar fora da caixa, requer ousadia, esforço , investimento de tempo e muita paciência , mas principalmente, requer um ingrediente que muitas vezes é esquecido: o conhecimento. Einsten disse uma vez que "Imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado."

le era um gênio. E estava certo. No entanto, devemos considerar que, dentro de um campo como o varejo, ideias novas surgindo aleatoriamente podem ser um risco perigoso. Inovar é preciso, porém é a partir do domínio técnico embasado em conhecimento e da adaptação das ideias, unidas a uma grande dose de imaginação e criatividade, que a inovação de fato acontece. Para você se destacar no mercado, cada vez mais competitivo, você precisa inovar, pensar fora da caixa. É a única maneira de não continuar fazendo o que todo mundo faz. Ao invés de fazer o que todo mundo faz, pense porquê todo mundo faz. Tire proveito das respostas.

Agora pensando de modo mais prático como pensar fora da caixa pode ajudar o seu negócio, analise sua empresa, faça um reflexão sobre a sua loja, quando foi a última vez que você fez algo diferente, inovador? Seu relacionamento com seu cliente não está um pouco previsível? Quando foi a última vez que você o surpreendeu?

Indo mais adiante, faça uma reflexão sobre as marcas ou empresas que você admira. Por favor, se você não admira nenhuma marca ou empresa, busque conhecer algumas. É necessário conhecer o mercado para poder se diferenciar.

Busque conhecer empresas de outras áreas também. Veja como se comportam, analise e tire suas conclusões. Separe as que mais se destacaram no seu nicho. Alguma delas seguiu a boiada? Ou pelo contrário, inovou e depois disso, se destacou no mercado? Provavelmente inovou. Inovar, pensar diferente é sempre um risco. Se for um risco calculado e embasado, melhor. Se não for, ainda assim é válido pela simples tentativa e aumento do conhecimento sobre o que de fato funciona para a sua empresa, seu mercado. Você não conhece seu mercado de verdade se nunca soube lidar com riscos.

Como disse muito bem o escritor americano Napoleon Hill : "A vida é um jogo de xadrez, e o seu adversário é o tempo - um jogador que não tolera indecisão."

Apresse-se. Inove!

E você, o que acha sobre Pensar fora da caixa ? Deixe nos comentários.

#criatividade #pensesobre

Você poderá gostar também de:

Gostou do post? Dê sua opinião!

  • email-icon-vector-27630.png
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Instagram Basic Black
Últimos Posts
visual merchandising
Tags
Nenhum tag.
sem 1 de 2019 - cursos visual merchandis
Leitura Interessante
  • Ícone de App de Facebook
  • Ícone do App Instagram
  • Google+ clássico

VM na prática

Florianópolis - SC

CNPJ 24.256.093/0001-88

© 2019. Todos os direitos reservados.